Florarome

O que era simplesmente um óleo de lavanda para ajudar na insônia alguns anos atrás, agora é uma opção comprovada contra ansiedade.

O que era somente uma fragrância luxuosa, agora é uma fragrância feita com efeito funcional, com adição de componentes específicos que, comprovado clinicamente, melhoram o bem estar mental do consumidor.

Essas tendências da nova geração de procurar aspectos mais significativos e profundos em todos os aspectos da vida, também chegou à perfumaria.  Isso significa que algumas pessoas não procuram mais o perfume somente pelo hedônico, mas pela funcionalidade, pelo bem estar que ele pode proporcionar.

Cada vez mais estudos comprovam os benefícios da aromaterapia e que os óleos essenciais, via olfato, são os que mais conectam usuários às emoções.  É bom lembrar que as pessoas normalmente lembram 100 vezes mais qualquer coisa relacionada ao cheiro comparado aos outros sentidos.

Pesquisas mostram que fragrâncias tem efeitos mensuráveis sobre o humor, particularmente relacionados à irritabilidade, stress, depressão, apatia, felicidades, sensualidade, relaxamento e estímulo.

Uma empresa japonesa descobriu que aromatizando o ambiente com óleo essencial de limão, a produtividade dos seus colaboradores aumentou em 54%.  De acordo com a Universidade de Ohio, o limão eleva os níveis de noradrenalina, um químico cerebral ligado a motivação e facilidade de aprendizagem.

Basicamente fragrâncias são emoções e não devemos nos surpreender se cada vez mais os aromas forem usados em áreas de trabalho.

 

 

A marca de perfumes que está à frente do boom das fragrâncias funcionais é a The Nue Co. A empresa criou o primeiro suplemento antiestresse usado como uma fragrância unissex.  Com o nome sugestivo de – fragrância funcional -, ela foi desenvolvida usando a pesquisa feita pela Universidade de Genebra (departamento comportamento e cérebro) de como nosso olfato afeta nossos estados emocionais.  A empresa não só usou o conceito funcional, mas sim todos os dados da pesquisa científica sobre o comportamento humano nas várias culturas ao redor do mundo.

O perfumista, Frank Voelkl, com base neste trabalho científico, informou a empresa, quais notas deveriam ser usados.  O resultado é uma fragrância que alivia o stress, ajuda a acalmar e relaxar. De acordo com as pesquisas conduzidas pela empresa The Nue Co, 96% dos entrevistados se sentiram mais calmos após cheirarem a fragrância.

Parece que o boom do mercado de wellness está mesmo ligado à uma mudança do mindset do consumidor, que agora está mais consciente sobre como tratar desconfortos emocionais de forma mais natural.

 

Fonte: Sunday Edit https://edit.sundayriley.com/neuroscience-of-scent/

 

#florarome #fragrancias #fragrances #oleosessenciais #essentialoils #perfume #essencias #wellness

Compartilhe esse post:
Mais Posts