O que era simplesmente um óleo de lavanda para ajudar na insônia alguns anos atrás, agora é uma opção comprovada contra ansiedade.
O que era somente uma fragrância luxuosa, agora é uma fragrância feita com efeito funcional, com adição de componentes específicos que, comprovado clinicamente, melhoram o bem estar mental do consumidor.
Essas tendências da nova geração de procurar aspectos mais significativos e profundos em todos os aspectos da vida, também chegou à perfumaria. Isso significa que algumas pessoas não procuram mais o perfume somente pelo hedônico, mas pela funcionalidade, pelo bem estar que ele pode proporcionar.
Cada vez mais estudos comprovam os benefícios da aromaterapia e que os óleos essenciais, via olfato, são os que mais conectam usuários às emoções. É bom lembrar que as pessoas normalmente lembram 100 vezes mais qualquer coisa relacionada ao cheiro comparado aos outros sentidos.
Pesquisas mostram que fragrâncias tem efeitos mensuráveis sobre o humor, particularmente relacionados à irritabilidade, stress, depressão, apatia, felicidades, sensualidade, relaxamento e estímulo.
Uma empresa japonesa descobriu que aromatizando o ambiente com óleo essencial de limão, a produtividade dos seus colaboradores aumentou em 54%. De acordo com a Universidade de Ohio, o limão eleva os níveis de noradrenalina, um químico cerebral ligado a motivação e facilidade de aprendizagem.
Basicamente fragrâncias são emoções e não devemos nos surpreender se cada vez mais os aromas forem usados em áreas de trabalho.
A marca de perfumes que está à frente do boom das fragrâncias funcionais é a The Nue Co. A empresa criou o primeiro suplemento antiestresse usado como uma fragrância unissex. Com o nome sugestivo de – fragrância funcional -, ela foi desenvolvida usando a pesquisa feita pela Universidade de Genebra (departamento comportamento e cérebro) de como nosso olfato afeta nossos estados emocionais. A empresa não só usou o conceito funcional, mas sim todos os dados da pesquisa científica sobre o comportamento humano nas várias culturas ao redor do mundo.
O perfumista, Frank Voelkl, com base neste trabalho científico, informou a empresa, quais notas deveriam ser usados. O resultado é uma fragrância que alivia o stress, ajuda a acalmar e relaxar. De acordo com as pesquisas conduzidas pela empresa The Nue Co, 96% dos entrevistados se sentiram mais calmos após cheirarem a fragrância.
Parece que o boom do mercado de wellness está mesmo ligado à uma mudança do mindset do consumidor, que agora está mais consciente sobre como tratar desconfortos emocionais de forma mais natural.
Fonte: Sunday Edit https://edit.sundayriley.com/neuroscience-of-scent/
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