Florarome

 

Vetiver – nome científico Vetiveria zizanioides – é uma gramínea da família da Poacea. O nome vem do idioma Tamil (Vettiveru – raiz desenterrada). Ela tem similaridade com outras gramíneas como Citronela, Palmarosa e Lemongrass.

A Planta é nativa do sul da Índia e atualmente é muito cultivada no Haiti, Indonésia, Brasil, China, entre outros. Com seu cheiro exótico, balsâmico, amadeirado, terroso, esse óleo essencial bem viscoso e escuro é muito usado na perfumaria, em cosméticos, bem como na aromaterapia
Conhecida há século na Ásia, até hoje essa planta é muito usada para conter erosões e também para fazer esteiras que, quando molhadas, são penduradas para refrescar e aromatizar ambientes.

Na medicina Ayurvédica e chinesa o Vetiver é muito considerado por suas propriedades curativas tanto para questões corporais como emocionais.
O óleo essencial de Vetiver é retirado das raízes por meio de destilação a vapor, sendo necessários 1.000 kgs de raízes para obter 10 kgs de óleo essencial. O Consumo mundial gira em torno de 300-400 t/ano.
Atualmente o óleo essencial de Vetiver é um dos principais ingredientes de muitos perfumes masculinos, como Vetiver Pour Homme, Bois de Vetiver, Vetiver Brasil, Zara Legend, Terre D´hermes, mas também está na composição dos perfumes femininos, como Chanel No. 5, Dioressence, Parure, Vetiver pour elle, Hypnose, etc.

Esse camaleão perfumístico pode dar uma nota mais masculina para uma colônia clássica bem como pode dar uma nota mais terrosa para um exuberante floral feminino.
Vetiver é um dos óleos essências mais complexos que existe, tem centenas de sesquiterpenos em sua estrutura (muitos ainda não identificados) e não existe substituto à altura como ingrediente para as famosas criações dos perfumistas.
Na aromaterapia Vetiver é conhecido como o Óleo da Tranquilidade, por suas propriedades relaxantes e calmantes.

Compartilhe esse post:
Mais Posts