Florarome

O nome Mentha vem da mitologia grega. Conta a estória que a ninfa Minthe foi transformada por Perséfone em planta, por ciúmes de Hades. Como Hades não conseguiu desfazer o feitiço da mulher, colocou um aroma maravilhoso na planta que ficava cada vez mais forte ao ser pisada. A planta, então, ficou conhecida pelo nome da ninfa.

 

Esta planta aromática já era utilizada nos rituais funerários da antiga Grécia juntamente com o Alecrim.

A Menta Arvensis é uma planta herbácea, aromática, da família das Lamiaceae (como a Lavanda). Conhecida também no Japão desde a antiguidade, foram os imigrantes japoneses que a trouxeram para o Brasil durante a 1ª Guerra Mundial, mas somente mais tarde começou a ser plantada para fins comerciais. Hoje, é largamente cultivada na China, na Índia e no Paraguai.

A Menta Arvensis além de conter limonene, Menthone e Isomenthone, tem um alto teor de mentol, componente bastante utilizado na indústria. Essa matéria prima entra em vários produtos, como aroma na indústria alimentícia (balas, bebidas), em cosméticos (pasta de dente) e na perfumaria também, (por exemplo Polo Sport – Ralph Lauren, Acqua – Azzaro e Adidas Fresh – Adidas).

 

 

Já na Aromaterapia, é muito procurada como digestivo, como descongestionante para problemas respiratórios e analgésico para dores de cabeça.  O seu frescor tem uma ação tonificante e desestressante, podendo ajudar na melhora da concentração. Em alguns países é usado em escritórios para criar um bom ambiente de trabalho.

 

#florarome #fragrancias #fragrances #oleosessenciais #essentialoils #perfume #essencias #menta #arvensis

Compartilhe esse post:
Mais Posts