O óleo essencial Tea Tree, natural do sul da Austrália, da família da Myrtaceae, é extraído a vapor e tem um cheiro bem herbal e canforado. Também conhecido como Melaleuca (seu nome científico é Melaleuca artenifolia), essa palavra é a combinação de 2 nomes gregos, Melas (preto) e Leukos (branco) referindo-se ao tronco preto e as hastes brancas.
Os benefícios deste óleo essencial são reconhecidos há mais de 70 anos, sendo que os primeiros trabalhos, descrevendo sua ação germicida, saíram em 1920. Os aborígenes Bundjalung no sudeste da Austrália usavam Tea Tree como remédio há séculos. Eles inalavam as folhas para tratar resfriados, aplicavam em feridas e o tomavam como chá para tratar outros males. Conta a história que o Capitão James Cook, que chegou à Australia em 1770, observando os nativos a preparar o chá curativo, colocou na planta o nome de Tea Tree (árvore do chá).
O uso deste óleo essencial, como remédio caseiro, expandiu-se na Austrália chegando a ser levando no kit de primeiros socorros por cada soldado australiano na 2ª Guerra Mundial, e, provavelmente foi desta forma que suas propriedades e eficácia se espalharam pelo mundo.
Hoje o Tea Tree é muito usado em cosméticos, produtos farmacêuticos, household, até para produtos pet, sendo suas propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, amplamente reconhecidas e estudadas.
A Australia chegou a produzir 700 Toneladas do óleo essencial em 2015, um recorde.
#florarome #fragrancias #fragrances #oleosessenciais #essentialoils #perfume #essencias #teatree