E com o Verão chegando, vêm os mosquitos… Hora de falarmos da Citronela!
A Citronela pertence à família das gramíneas Poaceae. Originária da Ásia (Java, Indonésia, Sri-Lanka e Índia), são conhecidas como Citronela Java (Cymbopogon Winterianus) e Citronela Sri-Lanka (Cymbopogon Nardus). Trata-se de uma planta típica da região tropical e até equatorial, tendo o formato de uma touceira densa, com folhas longas que podem chegar até 1 metro.
Usada na Ásia há séculos por suas várias propriedades, inclusive digestivas, hoje é ingrediente das indústrias de perfumaria, cosmética, alimentícia. A espécie Citronela de Java foi introduzida no Brasil nos anos 1940 pelos imigrantes, e primeiramente plantada às margens do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul.
Muitas vezes a Citronela é confundida com o Capim Limão, que é da mesma família, e por ter a aparência semelhante. A diferença, porém, está no cheiro (e nos componentes no óleo essencial), uma vez que o Capim Limão tem uma característica bem mais cítrica, enquanto a Citronela vai mais para o eucalipto, cítrico e floral.
O óleo essencial desta planta, que é extraído através de destilação a vapor, contém citronelal, geraniol e citronelol, já bastante estudados, e comprovadamente responsáveis pela ação repelente. Vale lembrar que esta propriedade de afugentar os insetos não provoca o desequilíbrio ambiental, tão importante para a nossa natureza. Últimos estudos demonstraram até que ele ajuda no combate ao mosquito da dengue.
Na aromaterapia, o óleo essencial da Citronela é muito conhecido por ser considerado um óleo essencial tônico, antiestresse, antifúngico e repelente. Para uso cosmético uma dosagem de 0,5% é sugerida, já para aromatizante spray repelente, pode- se usar uma dosagem de 1% a 3%.
Boa hora também de acender uma vela com Citronela… E chega de mosquitos!
#florarome #fragrancias #fragrances #oleosessenciais #essentialoils #perfume #essencias #citronela #lemongrass