Nosso óleo essencial de hoje
Lavanda Francesa
Nome científico: Lavandula angustifólia ou artenifolia; também chamada por alguns de planta milagrosa.
A destilação desta planta com certeza nos fornece o óleo essencial mais conhecido na Aromaterapia, especialmente pelos seus comprovados efeitos calmantes e cicatrizantes. O óleo essencial de lavanda também é a base de muitos perfumes, além de ser usado largamente na indústria de cosméticos e de higiene.
Essa planta aromática milenar de origem mediterrânea, cujo nome significa em latim lavar/limpar, já era usada pelos romanos em seus conhecidos banhos, pelas suas propriedades antissépticas. Na medicina popular francesa, foi usada como repelente e até como chá pelos nobres ingleses no período do Renascimento, entre os séculos 14 e 17. Em 1935 o cientista Rene Gatefosse redescobriu a Aromaterapia como a conhecemos hoje, quando conseguiu comprovar que o óleo essencial de Lavanda auxiliava na cicatrização de queimaduras.
Hoje a Franca, com 3.500 hectares de área de lavanda plantada, produz cerca de 30 toneladas de óleo essencial, representando 42% do mercado mundial. A Bulgária aumentou sua produção em 3.000 hectares, para 45 toneladas de óleo por ano. A Austrália, o Japão e a Rússia também são grandes produtores de Lavanda. Além disso, o agroturismo e o consumo de produtos de lavanda da Provença, também são um importante mercado, movimentando cerca de 2 bilhões de euros por ano.
Vale lembrar que, para destilar 1kg de óleo essencial de Lavanda pura, são necessários 200 kg da planta.
Não deixem de ler mais sobre a Lavanda e todos os benefícios que este maravilhoso óleo essencial pode nos proporcionar.
#florarome #fragrancias #fragrances #oleosessenciais #essentialoils #perfume #essencias #lavanda #lavender